quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não existe um caminho para a felicidade


A felicidade é o caminho


Porta Brincos feito de Garrafa Pet

Fiz esse porta brincos há muito tempo atrás, mas não tinha tido a ideia de compartilhar com vocês. Antes tarde do que nunca, né ?
Ele é muito útil por que me dá acesso fácil a todos os meus brincos de uma só vez. Fácil de ver, fácil de escolher,  de pegar e fácil também na hora de guardar. E ainda por cima ocupa pouco espaço no meu gabinete de bijoux.
Tenho uma característica que acredito não ser só minha : O que eu não vejo (ou o que não está fácil de pegar) eu acabo não usando.
Bem, eu usei para fazer esse porta brincos, materiais inusitados e recicláveis. Uma garrafa Pet de refrigerante, por exemplo. Quando ele ficou pronto, eu tinha ideia de fazer um outro, por que o acabamento deste não ficou lá 100%, mas . . . ele funcionou e funciona tão bem até hoje, que deixei prá lá.
Vou postar agora o passo a passo.

O MATERIAL QUE VOCÊ VAI USAR


1- Você vai precisar de uma garrafa pet transparente e lisa, ou seja sem reentrâncias ou saliências. E vai cortá-la bem na altura onde começa a curvatura que sobe para a boca da garrafa.

2- Vai precisar também de um ferro para soldar que pode ser encontrado em qualquer loja de 1,99.
3- Uma embalagem daquelas que vem com CDs virgens. Você não vai usar a tampa. Só a parte de baixo onde tem um pino. Quanto mais comprido o pino, melhor.  

 Nessas embalagens, geralmente vem 2 unidades de CDs transparentes. Você vai precisar deles.
4- Uma cartela que vem com rolamentos de vários tamanhos que você também vai achar em lojas de 1,99. Geralmente esses rolamentos são da cor preta. Uma cartela só basta.
5- Pistola e refil de cola quente.


MODO DE FAZER

Primeiro organize a localização de cada furo que será feito na garrafa, de acordo com a quantidade de brincos que você tem. É um quebra cabeças. Desenhe com uma caneta de marcar CD.



Essa sinceramente é a parte mais chatinha de fazer. Contar quantos brincos temos, classificá-los por tipos,  dividir e distribuir o número de furos na garrafa antes de realmente furá-la.
Bem . . . Feito isso, ligue o ferro de solda na tomada. Ele esquenta quase imediatamente e fica muito, muito quente. Cuidado para não se queimar.
Ao encostar a ponta do ferro quente na garrafa, ela vai derreter imediatamente.
De acordo com a figura número 1 (abaixo), comece pela parte superior da garrafa, encoste a pontinha do ferro de solda e deslize-a para baixo, fazendo um tipo de rasgo ou fenda, como preferir chamar.
Vai ficar mais ou menos assim :
Faça vários pares dessas fendas. Elas vão servir para você pendurar seus brincos tipo anzol, ou para aqueles que tem aquela tarracha grande (chamada de sutien de orelha).
Abaixo dessa carreira, você vai fazer a  primeira carreira de furos para brincos de tarracha normal.
Encoste o ferro de solda (no desenho feito a caneta anteriormente por você) e ele vai fazer imediatamente um furo. Cuidado com o tamanho desse furo. Ele deve ser redondo e largo o suficiente para a tarracha do brinco entrar. Na parte de baixo desse furo redondo, faça um rasgo ou fenda como mostrado na figura número 2 (abaixo). É aí que a tarracha do brinco vai ficar encaixada e presa e assim o brinco não cairá.
Vai ficar assim :



Faça várias carreiras de pares desse tipo de furo,  mas cuide para que a distância entre uma carreira e  outra não fique perto de mais por que se não, os brincos vão se amontoar uns em cima dos outros. Detalhes importantes que fazem a diferença.
Mais abaixo, faça quantas carreiras couberem, de furos iguais aos mostrados na figura número 3 (abaixo). Na verdade, esses furos serão iguais aos da figura 2, mas, exatamente abaixo deles, você vai fazer (recortar) um quadrado vazado. Isso serve para aqueles brincos tipo argola.
É nessa parte vazada em baixo que as argolas vão se encaixar.
Ficarão assim :



Olha só o efeito com todos os furos prontos :
O próximo passo será fazer um furo (da largura do pino da base dos CDs) bem em baixo da garrafa e a seguir, colar com a cola quente aquele CD transparente que vem junto com a embalagem.

Esta é a hora de colar os rolamentos na base da embalagem de CDs. Primeiro cole um rolamento inteiro ao redor do pino central.
Essa parte preta desses rolamentos é de um plástico não tão duro. Dá para cortar em partes com uma tesoura ou estilete. Corte quatro partes com quatro bolinhas. Distribua em distâncias iguais e cole na borda da base de CDs.



Agora é só encaixar o buraco em baixo da garrafa no pino, e . . . Voilá ! ! ! Seu porta brincos está praticamente pronto. 




Você já percebeu que os rolamentos em baixo do seu porta brincos fazem com que ele rode facilmente, deixando que você tenha visão de todos os lados e assim veja facilmente todos os seus brincos, não é ?
Se você quiser dar um acabamento e completar seu porta brincos, é só pegar o segundo CD transparente, fazer algumas fendas nele e encaixá-lo na parte de cima do seu porta brincos.




Agora é só colocar seus brincos.

Veja as fotos da arrumação dos meus brincos.



































Que tal ? Não ficou simpático ?
Tudo organizadíssimo.
*****  *****