sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Psicologia: 1960-1970-1980 X 2011

Cenários-Efeitos-Consequências.

Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

1960: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo para a classe.

2011: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção , o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.

Cenário 2: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.

1960: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

2011: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para as drogas, vira um delinquente e fica preso num presídio especial para adolescentes.

Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...

1960: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

2011: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando nos dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...

Cenário 4: Disciplina escolar

1960: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava umas boa chamada de atenção e/ou nos encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.

2011: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo . Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.

Cenário 5: Horário de Verão.

1960: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.

2011: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece celulite.

Cenário 6: Fim das férias.

1960: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

2011: Depois de voltar de Cancún, numa viagem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, síndrome do pânico, e seborréia...

Fica a pergunta ....
QUANDO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE "BANDO DE B_ST_S"?