quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Trechos de livros - Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

A busca da Verdade não é para qualquer um, nem mesmo durante esta nossa época em que tudo é para todo mundo.
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

Um homem pobre vai à igreja todos os dias e reza diante da estátua de um grande santo, dizendo: "Querido santo, por favor, conceda-me a graça de ganhar na loteria." Esse lamento dura meses. Por fim, irritada, a estátua ganha vida, baixa os olhos para o suplicante e diz, com uma repulsa cansada: "Meu filho, por favor, por favor, por favor... compre um bilhete."
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

A prece é um relacionamento; metade do trabalho é seu. Se quiser transformação, mas não for capaz de articular qual é o seu objetivo, como ela poderá ocorrer? Metade do que se ganha com a prece está no próprio ato de pedir, de oferecer uma intenção clara, articulada e refletida. Se você não tiver isso, todas as suas súplicas não terão sustento, serão inertes; rodopiarão a seus pés em uma bruma fria, mas nunca se erguerão.
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

O destino também é um relacionamento. Uma interação entre a graça divina e o esforço pessoal direcionado. Sobre metade dele você não tem o menor controle; a outra metade está completamente nas suas mãos, e as suas ações terão consequências perceptíveis. O homem não é nem uma marionete dos deuses, nem tampouco é senhor do seu próprio destino; ele é um pouco de ambos.
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade - com um pé sobre o cavalo chamado "destino", e o outro sobre o cavalo chamado "livre-arbítrio". E a pergunta nós precisamos nos fazer todos os dias é: Com qual cavalo devemos parar de nos preocupar, por que ele não está sob nosso controle e qual deles preciso guiar com esforço concentrado?
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

Há tanta coisa no meu destino que não posso controlar, mas outras coisas estão, sim, sob minha jurisdição. Existem determinados bilhetes de loteria que posso comprar, aumentando assim, minhas chances de encontrar satisfação. Posso decidir como gasto meu tempo, com quem interajo, com quem compartilho meu corpo, minha vida, meu dinheiro, minha energia. Posso decidir o que como, o que leio, e o que estudo.
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

Posso escolher como vou encarar circunstâncias desafortunadas da minha vida - se as verei como como maldições ou como oportunidades (e, quando não tiver forças para ser mais otimista, porque estou sentindo pena demais de mim mesma, posso decidir continuar tentando mudar minha atitude). Posso escolher minhas palavras e o tom de... voz que falo. E, acima de tudo, posso escolher meus pensamentos.
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

Que quantidade incrível de fatores constitui um único ser humano! Em quantas camadas nós funcionamos, e que quantidade de influências recebemos de nossas mentes, corpos, histórias, famílias, cidades, almas e almoços!...
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar

A culpa é só uma maneira que o seu ego encontrou para fazer você pensar que está fazendo algum progresso moral. Não caia nessa.
Elizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar