quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A teoria do caos

“A teoria do Caos constitui um dos mais fascinantes modelos matemáticos existentes e ajuda a explicar muitos comportamentos do universo. A ideia fundamental dos sistemas caóticos diz mais ou menos que pequenas alterações nas condições iniciais provocam profundas alterações no resultado final. "Assim como o efeito borboleta." "Ou seja, pequenas causas, grandes efeitos.”
“O princípio da Incerteza, os sistemas caóticos e os teoremas da Incompletude têm um significado profundo, ao revelarem-nos sutilezas incríveis do funcionamento do universo.”
“Todo o cosmos está presente na matemática. As leis fundamentais do universo expressam-se em equações e fórmulas matemáticas, as leis da física são algoritmos para o processamento de informação e o segredo do universo encontra-se codificado em linguagem matemática. Tudo está ligado a tudo, até o que não parece ter ligação. Mas mesmo a linguagem matemática não consegue decodificar totalmente esse código. É essa a propriedade mais enigmática do universo: a forma como ele oculta a verdade final. Está tudo determinado, mas tudo é indeterminável. A matemática é a linguagem do universo, mas não temos maneira de prová-lo para além de qualquer dúvida. Quando vamos ao fundo nas coisas, encontramos sempre um estranho véu que oculta as derradeiras facetas do enigma. O criador esconde aí a sua assinatura. As coisas estão concebidas com tal sutileza que não é possível desvendar por completo o seu segredo mais profundo.”
“Haverá sempre mistério no fundo do universo.”

trecho do livro a FÓRMULA de DEUS
de José Rodrigues dos Santos
Postado no facebook em 11/08/2011

The Story - All of these lines across my face